Paris - França

Razões para conhecer o Palácio de Versalhes

Muita gente já sabe que eu morei um tempo em Paris e sou completamente APAIXONADA por aquela cidade! Aliás, acho que o post mais completo de todo o meu blog é o que fala de Paris, com um roteiro detalhadíssimo.

Porém, nunca parei para escrever de lugares próximos a Paris, com dicas de passeios rápidos para quem está nesta cidade fantástica. E o primeiro, claro, tinha que ser o Palácio de Versalhes! Um lugar maravilhoso, enorme, que tem uma representatividade histórica única e que ainda hoje guarda todo o glamour e o luxo da realeza francesa. Quem já assistiu o filme da Maria Antonieta sabe bem do que estou falando.

Coloquei abaixo algumas das principais razões para visitar o Palácio de Versalhes, acho que vocês vão adorar:

  1. É a história viva da realeza na França

O Palácio, que começou a ser construído em 1623, tem mais de 700 cômodos e foi a residência dos reis mais importantes da França (entre eles, Luis XIV, o Rei Sol) entre 1682 e a Revolução Francesa em 1789. Muito bem conservado nos dias de hoje, ele permite que os visitantes voltem no tempo e possam se sentir dentro do ambiente real, como um legítimo membro da nobreza.

Entre os pontos mais impressionantes da visita, estão o Grande Apartamento do Rei e da Rainha, além da lindíssima Galeria dos Espelhos, um salão enorme com decoração de mármore de bronze, cenário de recepções prósperas e bailes de casamento da nobreza.

Galeria dos Espelhos no Palácio de Versalhes | créditos: Allan Watt para Flickr (CC)
  1. É mais do que um palácio

Além da visita interna ao palácio, o famoso Jardim de Versalhes é uma atração que, por si só, já vale a visita. Impossível não ficar de boca aberta olhando a simetria e a arquitetura perfeita do jardim, que inspirou muitas outras obras ao redor do mundo (inclusive o Museu do Ipiranga, em São Paulo). É um jardim para se perder e ficar pensando nos pequenos príncipes e princesas correndo por ali com roupas fofas da realeza! rs 🙂

Jardins do Palácio de Versalhes | créditos: Alex para Flickr (CC)
  1. É muito fácil de chegar

Seja de trem ou de ônibus privado, chegar em Versalhes é muito fácil e demora menos de 45 minutos! Inclusive, há tours para Versalhes completos saindo da Torre Eiffel, com transporte confortável, guia e ingressos incluídos.

Belíssimas esculturas no Palácio de Versalhes | créditos: Philippe Rouzet para Flickr (CC)
  1. É um passeio de tempo controlado

Mesmo para quem tem poucos dias em Paris, o passeio a Versalhes é imperdível e dá para encaixar super bem no roteiro, já que pode ser feito em uma manhã ou tarde e não compromete o seu tempo na cidade! Ainda mais se você fizer algum tour estruturado, que vai fazer que seu tempo seja mais bem aproveitado. Para quem tiver um pouco mais de tempo, há outros passeios que oferecem até um “almoço real” nas margens do Gran Canal, um passeio de dia inteiro.

Até o portão que dá acesso ao Palácio de Versalhes é maravilhoso! | créditos: Bob Hall para Flickr (CC)

Fui a Versalhes acompanhada de guia e, com certeza, foi uma escolha certeira. Vivi uma experiência com mais profundidade cultural e de maneira mais confortável. A ParisCityVision tem boas opções de tours em Versalhes.

São 18 opções diferentes de excursões ao Palácio, para todos os gostos e bolsos. Você escolhe o meio de transporte (trem ou ônibus/van), o tamanho do seu grupo (privado, pequeno ou grande), as atividades que quer fazer (incluindo os jardins, outros palácios menores que ficam perto e até mesmo a cidade do pintor Claude Monet, Giverny, que é linda!!) e o tempo do seu passeio. Com certeza algum deles vai se encaixar no seu perfil.

Olha só eu no Palácio de Versalhes, na primeira vez que fui a Paris!

Ah… Que saudades de Paris!!! Dá vontade de voltar correndo para lá agora.
Leia meu post com dicas de Paris clicando aqui.

E siga minhas viagens no instagram @lalarebelo.

Beijos,
Lala Rebelo

foto de capa: Mable Courtyard – Palácio de Versalhes | créditos: Ninara para Flickr (CC)

Comentários