Encontre aqui nesse post todas as dicas de El Calafate para a sua viagem (com ou sem crianças! Afinal, todos os passeios que fizemos também são incríveis para adultos). O que fazer em El Calafate, como chegar, quantos dias ficar, quando ir, quais os passeios imperdíveis e onde se hospedar. Nós fomos para El Calafate no INVERNO. Mas é um destino para ir o ano todo.
Ficamos 2 noites em El Calafate e depois partimos para Ushuaia (para mais 6 noites), em um voo direto que liga as duas cidades da Patagônia (Aerolíneas Argentinas).
[ Leia aqui todas as dicas de Ushuaia com crianças – ou sem!! Pois fizemos praticamente tudo que um adulto que viaja sem filhos faz no destino ]


El Calafate é aquele lugar que faz a gente se sentir pequeno diante da natureza. Senti algo parecido nas Cataratas do Iguaçu, É SURREAL de lindo, totalmente diferente das coisas que a gente está acostumado a ver. E sim, dá para levar as crianças e elas curtem muito (com algumas adaptações que vou contar aqui!).
Fizemos todos os passeios e contratamos todos os transfers dessa viagem (Ushuaia e El Calafate) com a Cia Trip, agência especialista no destino. Eles também nos ajudaram a organizar o roteiro, emitiram ingressos, ski pass, traslados, contrataram guias em português e toda a logística necessária para que a viagem ocorresse perfeitamente bem. Recomendo!
Entre em contato com a Cia Trip:
WhatsApp: (11) 96333-6677 | (11) 94341-1314 | (11) 96330-7587
::: Clique aqui para chamar diretamente no WhatsApp, por indicação da Lala Rebelo
E-mail: info@ciatrip.com
Site: ciatrip.com
/// NOSSO ROTEIRO EL CALAFATE + USHUAIA
- 1 noite em Buenos Aires na chegada (ficamos apenas 1 noite porque já conhecemos bem a capital argentina, mas claro que para quem nunca foi, o ideal é ficar pelo menos 3 noites). Dessa vez, nos hospedamos no AQ Tailored Suites, que tem ótima localização na Recoleta e excelente custo-benefício. Mas sou apaixonada pelo Four Seasons Buenos Aires que ficamos da outra vez.
- 3 noites em El Calafate (com 2 dias inteiros de passeios); hospedagem no Xelena Hotel & Suites.
- 6 noites em Ushuaia (com 5 dias inteiros de passeios); hospedagem no Arakur Ushuaia. Ficamos “mais dias que o normal” porque fomos no inverno e separamos 2 dias inteiros só para esquiar no Cerro Castor.
Leia também:
- DICAS DE USHUAIA, ARGENTINA
(A CIDADE DO FIM DO MUNDO) - DICAS DE BUENOS AIRES

/// COMO CHEGAR EM EL CALAFATE
Depois de uma noite em Buenos Aires, fomos para o Aeroparque (amamos, super prático no meio da cidade!) e voamos de Aerolineas Argentinas.
[ O ALERTA DA BAGAGEM ]
DICA DE OURO: Cuidado com o peso da mala! A franquia em voos internos na Argentina geralmente é de apenas 15kg. Como nosso voo Brasil-Argentina foi separado, tivemos que fazer uma engenharia maluca para dividir o peso e não pagar excesso. Sorte que tínhamos levado uma mala “sacolona” dentro das outras malas. Fiquem ligados nisso! 15kg é o peso MÁXIMO da mala. Você pode pagar pra levar MAIS MALAS, mas não mais peso numa mala só.


/// DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA VIAJAR PARA ARGENTINA
Você pode viajar com passaporte ou apenas com RG (mas precisa ter sido emitido há menos de 10 anos). E agora é obrigatório também ter um SEGURO VIAGEM que cubra despesas médicas e hospitalares com cobertura de no mínimo 30 mil dólares.
Eu NUNCAAAA viajo sem seguro viagem e recomendo muito a empresa CORIS.
É um gasto muito pequeno perto de todo o investimento da viagem, mas se você precisar usar, vai ser a maior dor de cabeça de toda a viagem.
::: Faça a cotação do seguro aqui ou com seu agente de viagens. Utilize o cupom LALAREBELO15 para 15% de desconto.
/// SOBRE EL CALAFATE
[ A CIDADE ]
Antes de falar dos passeios, preciso descrever a vibe desse lugar. El Calafate é apaixonante! A cidade fica estrategicamente posicionada na margem do Lago Argentino (que tem uma cor azul turquesa leitosa – pode turquesômetro em lago???). A arquitetura é uma graça, com aquele estilo alpino/de montanha, muita madeira, pedra e telhados inclinados. A rua principal, a Avenida del Libertador, é onde tudo acontece: cheia de lojinhas de artesanato, chocolaterias, restaurantes com cordeiros inteiros assando na vitrine e lojas de trekking. É uma cidade que mistura o rústico da Patagônia com conforto. E preparem-se: VENTA MUITO.
Aliás, uma das coisas que temos que falar é sobre a roupa. Fomos no fim de junho, e a roupa certa é fundamental. Os meninos usavam roupas de esqui, quentinhas e abrigadas, quase sempre com 3 camadas (segunda pele, casaco fleece, roupa de esqui). Alugamos na Linda Neve, que tem vááárias opções para adultos e crianças! O fato de estar protegido do frio torna tudo mais leve! As camadas internas compramos na Babydoo (tenho cupom LALA6 – e tem pra adultos também!!).

/// HOTÉIS EM EL CALAFATE – ONDE FICAR
Confesso que escolhi esse hotel por causa da piscina!!!! É liiinda. Bom, é que viajando com crianças, mesmo que programamos atividades de dia todo, em um destino assim pode ser que o tempo “vire” e acabe cancelando tudoooo. Fiquei com receio de não ter nada pra fazer e a piscininha seria um ótimo plano B. Sorte que o clima estava ótimo!! Fizemos todas as atividades planejadas. Mas também curtimos muito a piscina.
O Xelena Hotel & Suites fica um pouquinho afastado do centro de El Calafate, mas o hotel disponibiliza vans para os hóspedes.
Não é um hotel de luxo (apesar de ter achado o preço alto… É que como estávamos em 4, precisávamos pegar 2 quartos, conjugados. Aí dobrou o valor!!) mas achei bom. Se fosse preço de 1 quarto só (permitiam no máximo 3 pessoas no quarto), o valor seria suuuuper bom e compatível.
Os quartos e as áreas internas são mais antigas, mas o café da manhã é bem completo, o serviço é cordial e os restaurantes, para o jantar, também são gostosos.
::: Clique aqui para reservar a sua estadia no Xelena Hotel & Suites.








Outros dois hotéis que “quase” escolhemos:
- Mirador del Lago (um pouco mais central!!)
- Design Suites Calafate
Outros hotéis localizados no centro de El Calafate:
::: Clique aqui para pesquisar mais opções de hotéis em El Calafate.
/// ROTEIRO DIA A DIA
[ Dia 1 – Chegada e Piscina Quentinha ]
Chegamos e fomos direto para o nosso hotel: Xelena Hotel & Suites. Delicinha! Fica na beira do Lago Argentino e tem uma vista maravilhosa (vimos até um grupo de flamingos no fundo!). Aproveitamos o resto do dia para relaxar na piscina. Jantamos no próprio hotel para descansar e se preparar para o super passeio do dia seguinte: PERITO MORENO!!


[ Dia 2 – O Gigante Perito Moreno ]
Acordamos muito cedo (o que no inverno de lá significa noite escura ainda!) para o dia mais esperado: conhecer o Glaciar Perito Moreno.
O Perito Moreno é uma das geleiras mais importantes do mundo! É a terceira maior reserva de água doce do planeta. E o nome é uma homenagem a Francisco Moreno, um explorador e cientista argentino (o “Perito”) que foi essencial para definir as fronteiras da Patagônia.
Fizemos tudo com a Cia Trip (van privada, conforto total) e o dia foi dividido em duas partes:
- Navegação: Um passeio curto de barco (1h) que chega super pertinho das paredes de gelo. Essa parte não é privada!!! É um barco grande.. ótimo!!! A escala é impressionante! Os meninos ficaram fascinados e até “pescaram” um pedaço de iceberg para brincar a bordo.





- Passarelas: À tarde, almoçamos no restaurante do Parque Nacional e caminhar pelas passarelas que têm vista do glaciar, com um guia que nos acompanhou por todo o trajeto, explicando as principais curiosidades do lugar. Logo no início da caminhada, começamos a ouvir um barulho MUITO alto (parecia um trovão ou uma explosão!), e quando fomos ver, havia paredes enormes se desprendendo do glaciar e voltando do fundo da água com muita força.





POR QUE O GELO CAI?
Uma pausa rápida para explicar isso, porque é fascinante! Muita gente vê o gelo caindo e acha que é apenas o aquecimento global derretendo tudo. Mas no caso do Perito Moreno, esse é um fenômeno HISTÓRICO e NATURAL. O glaciar é como um “rio de gelo” vivo que nunca para de se mover. Ele desliza da montanha em direção ao lago por causa da gravidade. O que vimos se chama desprendimento (ou calving): é a pressão física dessa massa gigantesca de gelo empurrando para frente. Quando o gelo chega na ponta, ele não tem mais apoio e quebra pelo próprio peso e força do movimento! O Perito Moreno é famoso justamente por estar em equilíbrio: ele cresce lá em cima na mesma velocidade que quebra aqui embaixo. Claro que o clima mundial afeta, mas ver esses blocos caindo é, antes de tudo, o sinal de que o glaciar está vivo e se movimentando como faz há séculos!
O espetáculo: Quando o bloco cai, ele afunda e depois é “cuspido” de volta para a superfície com uma força absurda. É hipnotizante!


Agora, o desafio: Fizemos a rota de dificuldade média-difícil. O Vini, meu contador oficial de passos, registrou mais de 1.000 degraus! Haja perna, mas a vista compensa tudo.
Para fechar com chave de ouro: começou a cair uma NEVE super forte no final do passeio. Foi mágico! Voltamos para a base e pegamos nossa van privada de volta ao hotel.


À noite, fomos para o centrinho com o transfer do próprio Xelena (em horas marcadas, funciona direitinho e é útil, já que o hotel é um pouquinho afastado do centro – 4km a pé). Tem que provar: Sorvete de Calafate. É uma frutinha roxa típica da região (parece um mirtilo). A lenda diz que quem come Calafate, sempre volta para a Patagônia. Na dúvida, comemos!
Jantar na Cervejaria Patagônia (ambiente descolado e comida boa).







[ Dia 3 – Passeio de barco ]
Dia de navegar o dia todo! Escolhemos o passeio Glaciares Gourmet. É um barco super confortável que passa pelos glaciares Upsala, Spegazzini e Perito Moreno.





O primeiro glaciar que vemos é o GLACIAR UPSALA.
Mas o destaque vem logo depois: GLACIAR SPEGAZZINI. Se o Perito Moreno é famoso, o Spegazzini é ALTO. As paredes chegam a 135 metros de altura (é mais alto que muito prédio!). Visto do barco, é de tirar o fôlego.





O passeio tem uma parada legal no PUESTO DE LAS VACAS (uma antiga fazenda). Fizemos uma trilha rápida e as crianças puderam correr numa praia de pedras e jogar pedrinhas no lago.






Almoço a bordo: Achei bem gostosinho! Sanduíches gourmet de cordeiro com mostarda e uma taça de vinho incluída para os adultos. Para as crianças, a tripulação foi super gentil e preparou sanduíches simples de presunto e queijo (ufa!).


Veredito Sincero de Mãe: Os adultos ADORARAM o passeio, a vista e o vinho. As crianças… Bom, se cansaram um pouco. O passeio é longo e eles se sentiram meio “presos” no barco depois de um tempo. São umas 9, 10 horas…. Vale a pena? Vale pela experiência e para ensiná-los a contemplar a natureza, mas vá preparado com atividades para as horas finais! Levamos um livrinho de colorir apenas. Mistake!!!
O barco te dá a opção de descer nas passarelas do Perito Moreno, mas como já tínhamos ido no dia anterior (e amado!), optamos por voltar direto e jantar no hotel.

[ Dia 4 – Partiu Ushuaia!! ]
Acordamos com calma, já que nosso vôo para Ushuaia era somente a tarde. Aproveitamos um pouco mais a piscina (quem cansa dessa vista pro Lago Argentino?) e fomos caminhar em volta do hotel. Aproveitamos a paisagem (e o Mig aproveitou para cair na lama e se lambuzar todo… kkkcrying! Com a única roupa que estava pra fora da mala, pra viajar de avião).

Almoçamos algo rápido no aeroporto mesmo, tem alguns restaurantinhos com empanadas e sanduíches que salvam a vida!
Próxima parada: USHUAIA!!! Clique aqui para ler o post com dicas.
Há voos diretos entre as duas cidades (Aerolíneas Argentinas).
Não deixe de emitir seu seguro viagem com a Coris usando meu cupom de desconto LALAREBELO15 e nem de reservar seus hotéis pelo meu link do Booking (qualquer hotel, não apenas os que indico aqui). Para contratar passeios e organizar toda a logística de transfers na Patagônia Argentina, fale com a Cia Trip.
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
Todos os stories dessa viagem para a Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate) estão salvos nos meus destaques do instagram.
Assista aqui:
Obrigada pela leitura e pela confiança! Boas viagens 🙂
Lala Rebelo
Roupas para a neve de toda a família (Ricardo, Lala, Vini e Mig): alugadas na Linda Neve (foram EXCELENTES!! Sentimos zerooo frio) + as camadas internas, térmicas, compradas na Babydoo (cupom de desconto LALA6)






